Avançar para o conteúdo principal

Opiniões Opinativas

Vivemos numa sociedade que confunde o dar opiniões e o opinar.

Dar opiniões: expressar concordância ou discordância sobre algo, apontar uma solução que apresente uma mais-valia para a pessoa a quem a opinião está a ser dada, recomendar algo positivo, referir a sua ideia sobre algo, quando solicitada, para fins comparativos, com argumentos válidos, revelar preocupação genuína.

Opinar: de forma não solicitada, indicar em modo de força toda uma panóplia de "tens de fazer isto" e "comigo era assim e assado" e "faz" e "não faças" e outras tantas frases em forma de ordem como se a pessoa a quem a opinião está a ser dada sofresse de um défice emocional à escala do do PIB.

Sou da opinião que a felicidade deve ser um objectivo, um caminho, e não uma obrigação. Acredito que ser-se feliz depende dos parâmetros de cada um relativamente ao que desejamos e ansiamos e o grau de esforço a que estamos dispostos para atingir o que queremos.

Não acredito que sejamos todos felizes da mesma forma quadrada e modelada, porque sei que há pessoas que são felizes nos seus extremos e pessoas que são felizes na sua neutralidade. Acredito na felicidade das pessoas que fazem tudo, e daquelas que preferem nada fazer. Acredito que tanto é feliz o crente que procura na fé um abrigo, como o descrente que nega haver algo além de si mesmo. Acredito que tanto é feliz uma pessoa que tenha uma grande família, como pode ser feliz a pessoa que vive sempre sozinha e plena de si mesma.

Não sei onde está escrito que temos todos de ser imensamente felizes todo o tempo, ou inteiramente miseráveis sem remédio, mas sinto que a sociedade vive nestes dois pólos. Colocamos demasiada pressão em nós e nos outros para sermos e serem felizes. Opinamos na vida dos outros, com o peso de certezas absolutas, quando o devíamos fazer com a leveza do humor ou com a preocupação de quem cuida.

Costumo dizer uma frase que sempre me acompanha : ninguém tem a obrigação de ser feliz.

Ser feliz deve ser um prazer, não um trabalho forçado. Deve nascer da calma e da paz interior e não derivada de outros ou de coisas. Da minha experiência percebi que nunca fui tão feliz como nos momentos em que fui triste. Porquê? Porque aí percebia o verdadeiro valor das coisas e a verdadeira força que tinha para me superar.

Relaxemos todos. Deixemos as coisas vir e ir e vir e ir, como as ondas, tenhamos as nossas opiniões e as nossas ilusões de perfeição...mas paremos com merdices: a vida não é assim tão complicada.*


*e quando o é, acreditem, vão ter mais que fazer do que preocuparem-se com o que os outros pensam e a última coisa que vos vai apetecer vai ser opinar sobre seja o que for.

P.S. - e SIM, está é a minha opinativa opinião!

Comentários

  1. Tens razão, e eu própria faço julgamentos precipitados, por vezes. Se as pessoas fazem escolhas (e desde que não prejudiquem ninguém) não tenho nada a ver com isso, e se fazem parte do caminho para a felicidade, força! Ser feliz é um destino com caminhos infinitos, e às vezes percorrê-lo é a própria felicidade, para alguns. Moral da história: menos crítica e mais caminhos (com mais ou menos atalhos!)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Sobre o Casamento e a Maternidade (parte 1)

Não sou casada e não planeio casar. Não sou mãe e não planeio ser. Nunca brinquei com nenucos, pelo menos não que me lembre saudosamente. Também nunca babei frente à loja de noivas ou sequer suspirei perante fotos de bebés gordos. Nunca fiz uma lista de desejos para o casório, muito menos imaginei um filho meu nos braços do meu marido, porque para isso seria preciso imaginar um marido, coisa que também não fiz. Tudo isto não faz de mim menos mulher, menos pessoa e não quer dizer que não goste de crianças, que seja má e tantas outras coisas que tanta gente diz a quem escolhe como eu escolhi. Por isso, porque estou nos 33, porque tenho muitas amigas que têm de lidar em modo repeat com as perguntas "então, já casaste?" e a "e filhos?" apenas para depois serem olhadas de soslaio, achei por bem falar sobre isto porque nunca se sabe se alguma mulher na casa dos trinta, que visite aqui o estaminé, possa estar a passar pelo mesmo.  Primeiro, vamos lá falar sobre

Sobre o Caso Ronaldo

Quem me conhece sabe que não sou uma Feminista. Posso até parecer, por considerações do público geral, mas não sou nem me considero. Sou, sim, indubitavelmente Humanista e muito orgulhosa de ser Mulher. Não aceito o conceito de sexo fraco e muito menos a sensação de impotência que muitas vezes vem associada à palavra " vítima ". Não defendo quem acha que todo o flirt é assédio, nem uso tshirts com hashtags porque para mim cada caso é um caso e tornar um acontecimento numa tendência e uma tendência numa certeza absoluta nunca levou nada a lado nenhum que representasse uma real e profunda mudança de comportamentos.  Nunca como hoje se falou tanto de violência sexual, mas apesar de nos inícios dos movimentos sociais que por aí andam, como uma onda de mudança, tanta coisa boa e válida se ter dito, parece que agora novas marés trazem lixo generalista , daquele que envenena as boas causas. Isto dito, espero que não surjam equívocos sobre o que vou falar. Do caso em si p

A Cusca Explica! #3 - O Mistério das Malas Femininas (part 2)

Olá malta fantástica! Continuamos a desbravar mistérios por aqui! Ora, antes explicámos um fenómeno quasi-mágico de como tudo cabe dentro de uma mala de mulher, mas agora falta explicar o grande mistério de para onde raios é que vão as coisas que nós enfiamos lá dentro?  Atire a primeira pedra quem nunca passou uns bons minutos a fazer uma fila atrás de si enquanto ansiosamente estava à procura do porta-moedas, ou do passe do metro? Quem não? Quem? Pois. Já para não falar daquele momento em que precisamos de uma caneta como se fosse água num deserto, sabemos que temos umas mil canetas na mala... MAS NÃO ENCONTRAMOS NEM UMA! E a que encontramos OBVIAMENTE  não escreve porque já está escondida na mala há para lá de uma década.  É desesperante.  Nada temam que eu estou aqui para ajudar! Portanto, digo-vos desde já que a culpa é do Harry Potter . O que vocês não sabem (porque eu ainda não vos tinha contado) é que o Harry era amigo colorido da Alice, aquela que foi ao País das Maravilhas.