Avançar para o conteúdo principal

Cinema do Bom - O Renascido

Estou neste momento a comer uma canja à custa deste filme. Não é, confesso, para quem tenha um estômago fraco, como era o caso da senhora sentada ao meu lado que passou as mais de 2 horas e 30 minutos do filme a dizer "Oh! Ai! Oh Deus! Tanto sangue!"

Estou a brincar...a canja é por outros motivos, no entanto o filme é visualmente e emocionalmente forte (e a senhora ao meu lado passou mesmo o filme assim).

O Renascido (The Revenant) é o novo filme de Iñarritu onde o DiCaprio tem, a meu entender, o papel da sua carreira: Hugh Glass é mais que uma personagem, é uma transfiguração total do actor ao longo de uma viagem ao extremo dos limites físicos e emocionais do Ser Humano.

O que nos distingue dos animais? Provavelmente o facto de não sermos, de igual modo pelo menos, condicionados por um instinto tão simples como o de sobrevivência. Vivemos, criamos hábitos, adaptações e contentamentos, mas na realidade raras vezes nos deparamos com situações de real necessidade de sobrevivência nossa e dos que amamos...e se isso acontecesse? O que nos moveria? A vingança, o Amor? Será que existe uma sem o outro? Até onde iriam as nossas forças? Onde as iríamos buscar? Às lembranças, ao Futuro, ou ao facto não termos nada a perder?

Este filme leva-nos à profundeza da capacidade humana de superar tudo quando tem um objectivo tão forte que não apenas impele a agir mas empurra, literalmente, visceralmente, em direcção à acção numa intensa luta contra a Natureza (humana também).

Espero que o DiCaprio ganhe o Óscar. Mesmo que não ganhe, para mim, fez por merecê-lo.

Vejam mais sobre o filme aqui.









Comentários

  1. Grande filme. Se não ganhar o Óscar com esta interpretação, então não sei que mais o senhor tem de fazer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que ganhe...mas se não ganhar é porque provavelmente não representou de saltos altos, vestido de mulher, enquanto representava alguém "da vida real" e morria de cancro ou alguma doença igualmente grave (a típica receita para ganhar uma estatueta, isso e ser a Meryl Streep)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Não Quero Ser Feliz.

A Felicidade transformou-se num bem de consumo. Capitaliza-se a palavra, como se fosse uma marca. Coloca-se o Ser Feliz na vitrine das redes sociais e nas estantes do mercado de bairro da moda, no rótulo de tudo o que nos impingem para comprar. Feliz é quem mostra amostras de Felicidade barata, lowcost, com filtros Pop. Ora, então, não quero Ser Feliz. A Felicidade vem em pacotes. Vem de avião na foto da praia #blessed . Dizem até que a Felicidade vem nos pratos de comida, como acompanhamento, entre as batatas e o arroz. Vejo a Felicidade por aí, espalhada, dispersa em Feminismos #beyourself , lado a lado com a mesma Felicidade que diz que ser fit é que é, porque os magros são Felizes... mas os gordos também...porque se aceitam...fazem bem...mas eu vou para o ginásio tirar umas selfies no espelho #workhardplayhard ... mas ser gordo é Ser Feliz, se partilharmos fotografias das estrias e da celulite... Senão não é Ser Feliz, é só ser gordo. Ora, então, não quero Ser Feliz. A Felicidade...

Sobre o Casamento e a Maternidade (parte 2)

Ui... agora é que o caso se torna mais grave... Se escolher não casar já causa celeumas diversas, escolher não ter filhos eleva as discussões a um nível mais profundo. Luta pelo direito a frequentar os mesmos espaços que os homens, luta pelo direito ao voto, luta pela igualdade de direitos e condições de trabalho, luta, inclusive, pelo direito de poder escolher continuar ou terminar uma gravidez, mas e então a luta pelo direito de escolher não ter filhos sem sofrer represálias sociais ou familiares? É sobre essa que falamos hoje. A sociedade programa as mulheres para viverem no limbo entre a emancipação e a tradição. Exige de nós que sejamos suficientemente independentes para alimentarmos a economia, ao mesmo tempo que exige que continuemos a ser as principais cuidadoras do lar e das crianças. Mulher que cuida da casa e do marido é quadrada, antiquada, mas mulher que não passa a ferro e não cozinha é quase inútil. Mulher que trabalha muito é má mãe, mulher que não trabalha é pre...

Bom dia!!!!!!!!!!